Telemedicina Moderna
Atendimento Médico Online
por Vídeo Chamada ao Paciente


Permita que pacientes agendem atendimento pela internet através de computadores ou celulares a partir de qualquer lugar onde estiverem.

Receba pagamento online dos serviços agendados ou autorizações dos convênios e realize o atendimento por vídeo chamada segura, registrando as informações no prontuário eletrônico integrado.

Emita receitas, atestados, laudos, solicitações de exames e outros documentos com assinatura digital em conformidade com a legislação e CFM.

CONHEÇA A SOLUÇÃO

A legislação permite a Telemedicina?

De acordo com a legislação e normas vigentes e em virtude da pandemia do coronavírus, desde o fim de março de 2020, tanto o CFM como outros Conselhos Federais e o Ministério da Saúde autorizaram a Telemedicina no Brasil enquanto perdurar a crise de saúde.

Veja a linha do tempo com as recentes publicações sobre o assunto:
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Quais serviços poderei oferecer na Telemedicina?

 

Você poderá realizar serviços que já efetuava e novos serviços de acordo com suas habilitações.
Claro que poderá existir situações que para a telemedicina não será possível e irão requerer procedimentos presenciais, devendo cada profissional avaliar a forma melhor de conduzir cada caso de seus pacientes.
Serviço de Teleconsulta:
Especialidades Médicas
– Oftalmologia
– Ortopedia
– Dermatologia
– Pediatria
– Cardiologia
– Gastro
– Ginecologia
– Urologia
– Psicologia
– Entre diversas outras
Fisioterapia
Enfermagem
Nutricionista
Psicologia
e ainda efetuar orientação a pacientes com sintomas de gripe e suspeita de Covid-19

Para quais pacientes poderei oferecer a Telemedicina?

 

Suas limitações geográficas ficaram para trás. Agora além de atender a sua base de pacientes local você poderá oferecer serviços online para todo o Brasil.

Além disso, mesmo você e outros profissionais do seu grupo estando em isolamento, poderão realizar atendimento de telemedicina a partir de qualquer local onde estejam.

Imagine o quanto esta solução poderá representar de crescimento para a sua operação e contribuir para a assistência à saúde de pacientes em isolamento ou que estejam em localidades sem grande disponibilidade ou eficiência de recursos.

O que preciso para implantar a Telemedicina?

 

Para poder efetuar atendimentos online você deve observar alguns requisitos:

Possuir computador, celular e conexão à internet.

Obter Certificado Digital padrão ICP – Brasil (E-CPF) para os profissionais que irão fazer os atendimentos de forma que possam assinar digitalmente os documentos.

Caso atenda convênios deve efetuar contato com as operadoras de saúde para alinhar sobre regras específicas para o atendimento.

Ter acesso a um software de telemedicina que atenda aos requisitos da legislação e normas do CFM instalado em servidor com segurança SSL e que permita que pacientes façam agendamentos e pagamentos online, envio de e-mails e SMS, possua integração para realizar vídeo chamadas, prontuário eletrônico com possibilidade de realizar assinatura digital padrão ICP-Brasil / CFM, não apenas em receitas de medicamentos, mas em atestados, solicitação de exames e outros documentos de encaminhamento, além de ter um portal onde possa ser acessado por pacientes, farmácias e terceiros para efetuarem validação de assinatura digital impressa através de um código validador.

Como irei fazer contato com os pacientes?

De nada adianta a legislação permitir, você se preparar e os pacientes não saberem sobre seu novo serviço.

O próximo passo é comunicar que você está realizando a telemedicina.

Gere uma lista de todos os pacientes de sua base com nome, e-mail e telefone

Avalie obter lista de potenciais novos pacientes para sua oferta de assistência online à saúde como os que possuem o convênio que atende, pessoas acima de 60 anos que requerem cuidados mais frequentes e especiais e grupos em geral com interesse nos serviços que oferece.

Com as listas em mãos é ora de usar uma ferramenta de envio de e-mails e/ou SMS divulgando os serviços de telemedicina que está oferecendo.

Melhore seu website, revise suas páginas e divulgue o serviço investindo em marketing digital nas redes sociais e no Google.

Prepare sua equipe para efetuar contato ativo com pacientes através de scripts definidos ou para atender contatos que chegarão através de sua divulgação.

Tenha uma aplicação em seu site onde os próprios pacientes possam agendar os serviços.

As pessoas cada vez mais se limitam a fazer um telefonema para outras. Usam cada vez mais os recursos online para troca de mensagens e para fazer compras ou pedidos de serviços. Não ter um portal próprio onde o seu paciente possa ele mesmo fazer seu agendamento de serviço de saúde poderá reduzir o potencial de seu atendimento. Usar portais genéricos onde não seja o seu próprio e divulgar este portal onde outros profissionais estão lá, poderá levar a um direcionamento de seus pacientes para outros profissionais, então ter o seu próprio portal lhe assegurará melhores resultados.

E se o paciente não comparecer na vídeo chamada?

Ok. O paciente agendou, mas assim como no atendimento presencial ele pode esquecer da agenda e isto pode gerar prejuízo, pois o horário marcado não é disponibilizado para outro paciente.

Ele também na primeira vez poderá ter dúvidas ou dificuldades de fazer a conexão ou entrar na vídeo chamada.

Portanto possuir recursos de envio de e-mails e mensagens para confirmar e efetuar orientações sobre rotinas de preparo para a vídeo chamada, como por exemplo ter carga na bateria do celular, verificar sua conexão com a internet, estar em um local tranquilo sem ruído e outros procedimentos é sugerido como boa prática.

Também tem sido adotado processos por alguns estabelecimentos de uns 15 minutos antes da consulta marcada uma atendente faz uma primeira vídeo chamada para o paciente, antes do médico, para orientar que em breve irá iniciar a consulta e poder ser solicitado que apresente na câmera um documento com foto e carteirinha do convênio quando for o caso para ser confrontado com os dados do paciente registrados no momento do agendamento. Avalie o que é melhor para você e adapte sua rotina atual para o atendimento online.

Chegou a hora. Como irei fazer o atendimento online?

Você deverá em seu software acessar a agenda dos pacientes que deverá ter distinção dos pacientes online e presenciais. Para os casos online deverá ter uma forma de efetuar uma comunicação por vídeo com os mesmos através de um link que possa permitir iniciar uma vídeo chamada com o paciente.

Ambos os lados precisarão ter câmera e microfone em seus dispositivos. Sabemos que notebooks e celulares em geral tem nativo estes recursos, mas computadores desktop não necessariamente.

Avaliando do lado do paciente é mais provável que a maioria tenha um celular com os recursos de áudio e vídeo e ainda este recurso permite maior mobilidade, mas a maior parte não terá um notebook ou computador com webcam e microfone instalados.

Então o sistema que irá adotar deve prever usar o celular do lado do paciente para fazer o atendimento online.

E referente ao prontuário do paciente o que terei que observar?

A legislação não mudou com relação ao prontuário, ou seja, você precisará registrar em prontuário do paciente todas as informações exigidas legalmente e necessárias.

A diferença aqui está no fato de por não estar presente o paciente, como você irá fornecer a ele uma receita de medicamentos ou um atestado assinado digitalmente?

Lembre-se que não é válido apenas inserir uma imagem de sua assinatura manual em um documento. Precisa a assinatura ser realizada de forma digital com um certificado E-Cpf.

Neste cenário você precisará de um sistema conforme determina a legislação, onde os documentos emitidos por você para os pacientes contenham a assinatura digital padrão ICP-Brasil.

Um documento impresso, ainda que tenha sido assinado digital e contenha uma imagem que represente uma assinatura digital, um Qr-code, não tem validade, portanto é necessário que seja incluído no impresso um link com o caminho onde está localizado o documento digital e um código validador, para quando se acessar este link possa se obter o documento original e verificar se o documento impresso corresponde ao digital e se a sua assinatura é válida.

Como o paciente terá acesso a receitas, atestados e encaminhamentos na Telemedicina?

 

Pense que o paciente e terceiros estarão distantes e eles precisam de uma forma segura de ter acesso aos documentos.

Uma das regras da legislação é a garantia de sigilo das informações. Se o sistema de telemedicina que você utilizará enviar documentos ao paciente através de e-mail, se atente que este canal de envio seja criptografado. É comum aplicações de e-mail não estarem configuradas com segurança. Portanto geralmente o mais indicado é enviar um link para acesso mediante dados de verificação de identificação do paciente.

Porém se o sistema que irá adotar para a telemedicina já tiver um software de portal do paciente e um validador para que o paciente, farmácias e terceiros efetuem o acesso, apenas deve-se verificar se estes softwares instalados estão com certificação SSL (identificado por aquele cadeado de site seguro que aparece na frente do link no navegador).

Quando o paciente for comprar as medicações, enviar para empresas atestado, operadoras exigirem laudos e guias para comprovar serviços e reembolsos irão verificar a conformidade do documento gerado para aceitação.

Como a Moderna poderá me ajudar a implantar a telemedicina?

A Moderna é uma empresa de software que atua a mais de 20 anos exclusivamente atendendo médicos e estabelecimentos de saúde na gestão de suas operações.

Possuímos clientes que confiam em nossas soluções a muitos anos, são médicos renomados em suas especialidades, clínicas e hospitais com acreditação ONA nível 3 – excelência e com décadas de atuação e reconhecimento no mercado.

Geralmente nos procuram depois que já usaram outras soluções e precisam de um software mais completo, uma metodologia de implantação que os auxilie a organizar e controlar melhor seus processos e poderem obter sustentação e melhores resultados em sua operação.

Nossa equipe é formada por profissionais experientes na área de tecnologia e saúde. Nossas soluções vão além da Telemedicina. Implantamos de forma modular e gradativa a solução para vários tipos de clientes como médicos e outros profissionais de saúde, equipes cirúrgicas, clínicas especializadas, clinicas populares, policlínicas, centros de diagnósticos, home care – domiciliar, day-hospital e hospitais gerais.

Estamos prontos para ajudar você a organizar o seu processo de telemedicina de imediato, mostrar outros benefícios que podemos lhe oferecer para sua gestão e garantir uma parceria evolutiva e que permita também de forma segura a guarda, transmissão de dados, confidencialidade, privacidade e sigilo para seus atendimentos de telemedicina.

Conheça a Solução de Telemedicina Moderna!

 

 

Muito bem, você já entendeu mais sobre o processo da telemedicina e como nos posicionamos. Agora quer ver como funciona, então preparamos uma área para que possa conhecer um pouco da solução.

Fique tranquilo, sabemos que uma decisão de implantar um sistema carrega junto uma série de dúvidas.

Agende uma apresentação com um especialista e ele irá esclarecer todos os detalhes e lhe ajudar a alinhar a melhor forma de atender a sua necessidade.

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